domingo, 14 de março de 2010

Viver.




A vida é realmente incrível.
Hoje, domingo, tive uma conversa com meu tio e minha mãe no quintal da casa dos meus avós.
Estávamos nós 3 batendo papo, quando surgiu o assunto: doenças. Sim, minha mãe e meu tio há 3 anos tiveram câncer, ele um melanoma e ela câncer de mama! Foram momentos muito difíceis na vida de cada um deles e na de nossa família, claro.
E pra caprichar no drama, esse mês minha mãe descobriu que está com um tumor no fígado e terá que fazer todo o processo de quimioterapia novamente, bacana né?
Mas, graças a uma força divina que existe em cada um de nós acho que estamos levando, mais esse obstáculo, numa boa.
Pela primeira vez consegui conversar sobre isso com eles sem derramar uma lágrima sequer. Acho que estou começando a aceitar os fatos da vida, a palavra certa seria amadurecimento talvez? Não sei. Acho que transcendi!
Sabe, eu penso em TANTA coisa sozinha sobre isso, quero dar zilhões de conselhos sobre coisas que leio que tem ligação com tudo isso que eles passaram e que estão passando. E hoje, eu consegui falar 0,00001 tercinho do que penso sobre ter uma doença como essas resumido em uma pequena frase.
Ok, tudo começa pelo fato de que ter um câncer além de algo genético é algo puramente emocional. Tenho certeza disso pois vivo com minha mãe há 19 anos e sei o quanto ela sofre e sofreu. Só que o problema é que a gente não consegue lidar com os problemas de uma forma amena. Sempre queremos fazer uma tempestade em um copo d’água, achando que a nossa vida é uma merda, achando que tudo poderia ter sido melhor se voce tivesse feito tal coisa, achando que o que o outro fez foi imperdoável, achando, achando...Pra que viver nesses dilemas?? QUE MERDA! Temos muita coisa e não damos o devido valor, viver tudo o que foi vivido é melhor coisa do mundo, experiências pessoal!!!
Pois é, acumulamos muita coisa, muito ressentimento guardado, arrependimentos, palavras não ditas, choros engolidos, sentimentos não demonstrados. E o que temos que fazer simplesmente é perdoar e ter compaixão pelo outro não importa quem seja. Somos todos iguais, acreditem.
Todos queremos a mesma coisa, a felicidade! Amar, ser amado, respeitar, ser respeitado, dar e receber carinho, dar risadas, gargalhadas, chorar e ter alguém do lado pra te ajudar. É a pureza que cada um carrega dentro de si.
Viver não se resume apenas aos momentos felizes de euforia e de tranqüilidade. Sofrer faz parte da vida, é algo natural. NATURAL! Só que nos esquecemos disso todos os dias, achando que para encontrar a felicidade temos que ser felizes 100% do tempo. Muitas vezes é no sofrimento que encontramos os sentimentos mais genuínos e sinceros das nossas vidas!! Sofrer é natural, essencial pra continuarmos a nossa jornada!! Talvez muitos não entendam isso no momento... Por exemplo meu tio que pede a Deus todos os dias para não ter que passar por tratamento algum pois acha que o sofrimento vai ser tamanho somado a tudo que ele pastou e pasta na vida hoje, que ele não vai agüentar e, logicamente, vai tentar o suicídio mais cedo ou mais tarde. Perdoar é preciso.
Portanto se você estiver sofrendo no momento, relaxe. Você não foi escolhido dentre milhões para SOFRER LOUCAMENTE e ficar depressivo para sempre! Todos sofremos, todos passamos por poucas e boas. Alguns mais vezes do que outros, mas vamos lá, nosso espírito é forte senão não estaríamos passando por algo difícil novamente.
Nada acontece por acaso, tudo que você tem na sua vida tem alguma razão de estar acontecendo e mesmo que demore 10, 20 ou 30 anos pra você entender isso, ENTENDA, seja humilde para reconhecer seus erros! Vai te fazer um bem danado! Errar é natural.
Ou seja, tudo o que escrevi agora foi resumido em uma frase que disse ao meu tio hoje de tarde: Nós não aceitamos o sofrimento mas ele é natural, faz parte da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário